15-3232-1411 15-99710-1918 / 15-99739-1576 Loja: Guincho 24 horas: Rua: Isaltino Guanabara Rodrigues Costa, nº. 817 Vila Barão - Sorocaba/SP

A troca e a verificação do óleo


Compartilhe no Tumblr Share

O óleo deve ser trocado a cada 7.500km ou 6 meses,  caso seu carro sempre trafegue em baixa velocidade ou baixa rotação, cumpra trajetos diários curtos (até 8 km) em anda-e-para, ou tracione reboque – ações que forçam mais o motor. Caso essas situações não façam parte de seu cotidiano, você pode trocar seu óleo a cada 15.000km ou 12 meses. Se você ainda faz revisões programadas na concessionária, em todas elas trocam o óleo (uma das poucas coisas que fazem bem), mas é bom ficar atento ao intervalo e às condições de uso de seu carro.

Seu nível de óleo está baixo. Complete-o com um óleo de mesmas especificações e, se for possível, da mesma marca. O óleo está baixo e já está no tempo de trocar ele? Troque, junto com o filtro de óleo, seguindo as especificações do manual.

A especificação do óleo é definida por dois parâmetros: viscosidade e nível de desempenho API. O primeiro determina a fluidez do lubrificante e é formado por dois números. Num óleo 15W40, por exemplo, o 15 representa a viscosidade na partida a frio e o 40 a fluidez a 100 ºC. Quanto maior, mais viscoso, ou seja, mais espesso ele é. O ideal é que o primeiro número seja o menor possível (para que tenha fluidez quando estiver frio, oferecendo pouca resistência) e o segundo, o mais alto possível (para que seja mais espesso em alta temperatura, protegendo mais o motor). O nível API indica a formulação de aditivos usados.



A troca e a verificação do óleo

Imagens